Música

Fotografo das celebridades da música lança livro que inclui anônimos – | O QUE A BAHIA QUER SABER:

O carioca Maurício Valladares, conhecido por fotografar celebridades da música, lança livro que inclui anônimos sob o seu clique

Fonte: Fotografo das celebridades da música lança livro que inclui anônimos – CORREIO | O QUE A BAHIA QUER SABER:

 

Bob Marley, num jogo de futebol no campo de Chico Buarque, em 1980 (Foto: Mauricio Valladares)

O carioca Mauricio Valladares, 63 anos, já clicou muito músico famoso: Bob Marley (1945-1981), Freddie Mercury (1946-1991), Gilberto Gil, Nina Hagen, Rita Lee… Mas não foram apenas as celebridades que ganharam o seu clique. Anônimos que passeavam por cidades como Rio de Janeiro, Londres ou Paris também foram flagrados por sua lente.

O livro Mauricio Valladares – Preto e Branco (Automática/R$ 60/208 págs.) reúne mais de 140 fotos de personalidades notáveis e outras desconhecidas nos cliques do fotógrafo que teve a sorte de seguir Bob Marley quando ele esteve no Rio de Janeiro.

Freddie Mercury, quando esteve no Brasil, para o Rock in Rio, em 1985 (Foto: Mauricio Valladares)

“Em 1980, Bob Marley ficou no Rio por dois dias e eu estava a serviço da Ariola (selo musical) para fotografá-lo. E, como ele era fissurado em futebol arrumaram um jogo para ele no campo do Chico Buarque”, lembra Mauricio, 66. Naquele dia, no campo do Politheama (o time de Chico), também estavam o jogador Paulo Cesar Caju e o músico Toquinho.

A foto que ficou famosa mostra Bob Marley balançando seus famosos dreadlocks, enquanto ajeita a camisa do Santos, clube que revelou um dos ídolos do músico, Pelé. “Essa foto foi tão bem recebida que a torcida do Santos a transformou numa bandeira enorme”, diz Mauricio. E com frequência o fotógrafo vê a imagem estampada em camisas à venda por camelôs.

Rio de Janeiro, no Carnaval, em 1979. “Eu ia fotografar o homem cochilando e a travesti se jogou no colo dele”, lembra o fotógrafo (Foto: Mauricio Valladares)

Outra estrela da música internacional que esteve no Rio cinco anos depois também foi fotografada por Mauricio: Freddie Mercury. Na Cidade Maravilhosa para participar do Rock in Rio, o vocalista do Queen recebeu o fotógrafo na varanda da suíte presidencial do Copacabana Palace. Naquele mesmo 1985, graças ao Rock in Rio, Mauricio registrou de perto muitas estrelas da música internacional, como Nina Hagen e Ozzy Osbourne, ambos no livro.

Embora seja conhecido por fotografar personalidades da música, Mauricio também tem belos trabalhos retratando anônimos: “As fotos ligadas à música acabaram aparecendo mais que eu planejava. Mas na fotografia, tanto um músico como o porteiro de um edifício têm o mesmo peso”.

Carnaval
Por isso, as fotos dos foliões cariocas nos carnavais dos anos 70  e 80 são tão interessantes. Numa delas, no Centro do Rio, um travesti está sentada no colo de um idoso, que dá um contagiante sorriso. “Eu ia fotografar somente o homem, que estava cochilando, com a cabeça inclinada para a frente. Aí, o travesti viu e se jogou no colo dele, diverte-se Mauricio.

Carnaval, na Cinelândia, no Rio, em 1979 (Foto: Mauricio Valladares)

Mas já faz uns anos que ele não registra as festas de rua cariocas. “Nesses lugares onde tirei essas fotos, havia duas ou três mil pessoas na rua. Hoje, tem um milhão! Ficou muito difícil fotografar o Carnaval no Rio. Mas qualquer dia desses, pego a câmera e volto”, promete o fotógrafo.

Carioca “demais”, como ele próprio se assume, Mauricio retrata, além do Carnaval do Rio, outros cenários marcantes da cidade, como o Maracanã – há torcedores do Flamengo, Vasco, América, Botafogo, as praias, os morros e o Jockey Club. O Bar Memória, tradicional ponto de encontro, também está lá, numa imagem bem conhecida: a contracapa do disco Selvagem? (1987), do Paralamas do Sucesso. “A gente tava fazendo umas fotos para o disco e paramos no Bar Memória. Fizemos um registro deles bem relaxados. E a ideia era fazer uma ponte entre Bahia, Jamaica e Rio”, observa. Mauricio é praticamente o fotógrafo oficial dos Paralamas, tendo lançado, inclusive, um livro só com esses registros.

Além de fotografar, Mauricio é também radialista e DJ. Passou por importantes emissoras de rádio do Rio, como a Fluminense e a Rádio Cidade. “Minhas três atividades estão meio complicadas. É aquela história: todo mundo hoje, com a digitalização, acha que pode ser fotógrafo ou DJ”, brinca.

Mas para ele, no fim, haverá uma triagem: “Se eu quiser fazer no meu site um programa sobre transplante de fígado, eu faço uma pesquisa na internet e faço o programa, mesmo sem saber sequer onde fica o fígado no corpo humano. A informação está ao acesso de todos, mas só vai se destacar quem ‘fisgar o anzol’”.

No rádio carioca, ele promete grandes novidades para 2017. E quem quiser acompanhar o programa dele na internet, além de algumas fotografias, pode visitar o site www.roncaronca.com.br.

MAURÍCIO VALLADARES – PRETO E BRANCO

Fotos: Mauricio Valladares

Editora: Automática

Preço: R$ 60/208 págs.

Cometários

comentários

Quem é o autor?

War - Play JogosOnline

War - Play JogosOnline

War da play Jogos Online - Conteúdo de qualidade para fans de qualidade....
E nois joga ai PlayJogosOnline.com

Comentar pelo site

Clique aqui para deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *